Os prós e os contras de uma Melisseira na área de Marketing pelo olhar de Mônica Claure

Bonitas, sou supeita pra falar da Mônica, pois a respeito demais, é uma mulher de sucesso, inteligente, tem inúmeros adjetivos e me trouxe muita sorte quando começei no blog. O sorteio da Melissa foi um sucesso e com ele veio a minha primeira Melissa que eu tenho até hoje!
Bora conhecer-la um pouco mais? Ela tem muita coisa bacana pra falar pra você que quer seguir na área de Marketing.

Cristin: Monica Claure, de fonoaudióloga a melisseira reconhecida por suas ações promocionais criativas na área de marketing na venda de acessórios e Melissas na UniK.
Ela vai falar como mudar de profissão e ter sucesso em uma área completamente diferente.

Mônica: Bem, profissão no modelo de curso superior que fiz, é de fonoaudiologa durante 18 anos . Trabalhava na área de surdez e atendia pacientes no consultório e hospital. Fiz vários cursos de pós, mestrado e ministrava aulas na faculdade de fono em BH-MG.
Há 10 anos voltei para Curitiba, deixei minha profissão ,e comecei a atuar no comércio. Naquela época, não sabia o que fazia era comerciante?? rsrrsrsr achava que era!! srrsrs

Cristin: Você  precisou estudar, como foi o começo de tudo?
Mônica: No início , como todo começo, busquei o apoio do SEBRAE e fiz cursos nas áreas de gestão e finanças.
Ao abrir o site da loja, estudei web marketing a fiz um curso de pós em gestão no varejo.

Cristin: Quanto tempo trabalha na area?
 Mônica: Trabalho na área, como gestora da LOJA UNIK, há 7 anos.

Cristin:  Especificamente, quais são suas atividades na loja ?
Mônica: Faço a gestão geral do negócio, como a orientação de pessoas(as uniketis), área financeira, compras, administração e redes sociais ( tudo ) srsrsrs
As vendedoras fazem as vendas tanto na loja física quanto pelo site e me ajudam na administração da pérola de nosso negócio que é o relacionamento com nossas clientes

Cristin: Você acha que a experiência anterior trabalhando na área de deficiência, na área da educação, enfim, complemtamente diferente afetou sua atividade comercial na UNIK
Mônica: Com toda certeza, Cristin! Além de gerir a loja, como citei anteriormente, temos um cuidado ESPECIAL com o relacionamento com nossas clientes . Como disse, esta é nossa pérola, e as clientes já perceberam isso.
O trabalho com deficientes e seus pais me fez desenvolver a sensibilidade e a necessidade de ajudar efetivamente para que as familias e pessoas sejam felizes e para isso, a proximidade do profissional sempre foi fundamental.
Na UNIK trabalhamos esta proximidade através de atividades que já fazem parte do conceito e cultura da loja :melisseiras club( reunião semestral de lançamento da coleção da melissa), campanha dos calçados( que está acontecendo neste momento), bazar da UNIK, troca troca de melissas, sorteios, concursos culturais, etc.
Na área de administração chamamos isso de marketing de relacionamento .Em nosso caso, montamos um conceito e DEPOIS descobrimos que se chamava marketing de relacionamento !srsrrsr

Cristin: Dorme e acorda pensando nos eventos ou da pra relaxar?
Mônica: rsrsrrs relaxo sim! Estas atividades fazem parte, também de minha personalidade , e portanto da prazer realiza-las o que não gera cansaço mental nem físico! rsrsrs

Cristin: Como tem evoluido o relacionamento com as clientes, áspecto fundamental de seu trabalho de marketing de relacionamento?
Mônica: As redes sociais facilitaram muito! Antes, eu tinha apenas o orkut ( se alguma leitora lembrar desta época da loja no orkut, conta, tenho muito prazer em lembrar...)e o flickr de fotos para me relacionar com as clientes.A seguir montamos um blog e faziamos concursos de looks. Fomos a primeira loja ou blog a realizar este tipo de atividade que hoje é muito comum na web. As melisseiras enviavam fotos muito criativas e divertidas.
Mais recentemente(desde 2010) com o twitter e facebook, além de parcerias com blogueiras de todo o Brasil este trabalho foi bastante facilitado!

A- Concurso dia dos namorados- 2009 Se minha coleçao de melissas falasse escolheria a melissa...... para fazer parte dela"
http://www.flickr.com/photos/unikmelissa/sets/72157619705846821/

B-Campanha dos calçados 2009
http://www.flickr.com/photos/unikmelissa/sets/72157607102186931/

C- Melisseiras club 1 ( estamos no 4!)
http://www.flickr.com/photos/unikmelissa/sets/72157623641655538/

Cristin: O que é mais bacana no seu trabalho?
Mônica: O mais delicioso é fazer amigas e consequentemente clientes. E o mais desafiador e que amo é transformar algumas clientes que reclamam disso ou daquilo em admiradoras de nossa loja..amo!

Cristin: O que é cansativo, ou estressante?
Mônica: Nada, amo o que faço, até mesmo algumas restrições que grandes fornecedores, grandes empresas como correios e bancos impõem a pequenos negócios, como o nosso.
Mas isso #fazparte! rsrsrs

Cristin: Trocaria de ramo?
Não trocaria, já troquei uma vez! rsrrssr

Cristin: A recompensa monetária é boa?
Mônica: Sim, muito bom, o markup de acessórios e melissa é muito bom

Cristin: Um conselho pra quem quer trabalhar no mesmo ramo?
Olhar pro fundo de seu coração e agir como ele manda.
Talvez vocÊ descubra que seu negócio terá este ou aquele modelo, baseado no que vem de dentro de você .Serà a "sua cara"

Cristin: Planos para o futuro?
Mônica: O presente! Estamos ampliando o negócio através de um modelo de franquias e já estamnos convidando e buscando parceiros que queiram comercializar acessórios, que consideramos essênciais, como melissas, bolsas, lenços, relógios, etc...pelo conceito da UNIK.

Cristin:  Fale então destes acessòrios "essênciais" e da loja
Mônica: Optamos pela opção de produtos ecologicamente corretos: sustentáveis e recicláves . Optamos também por produtos confeccionados por novos criadores que se utlizam de materiais, e fabricação de forma artesanal, na sua maioria. Nas bolsas, não usamos couro de animal, por exemplo e todas as bijoux e adornos são confecionados com tecido, fitas, tricot, crochet, tear, etc..E principalmante, por amarmos arte, os produtos precisam ter um DESIGN e uso diferenciado.Temos, por exemplo, lenços que você usa como colares, e vice e versa, relógios adesivaveis com desenhos para várias tribos. As Melissas cujo design e sustentabilidade já são bem conhecidas e assim por diante.
Nossa loja tem a decoração de jardim, usamos plantas, troncos, flôres, um ambiente agradável e verde. Nossas flôres, os acessórios! rsrsrs.  Por isso a rosa de cor rosa na logomarca.

As clientes, além de trafegarem numa loja bonita e agradável, tem um atendimento feito pelos Uniketis que é de altissimo nivel e se encantam com os produtos oferecidos

Cristin:  E o website?
Mônica:
Ele efetiva e amplia as possibilidades de relacionamento com as clientes. Temos várias amigas virtuais no twitter, facebook, amigas blogueiras e nosso maior prazer é realizar atividades interativas com todas, UNIÃO é muito bom; parcerias, proximidade, nossa meta!

Olha as fotos refletindo o seu sucesso!

1-decoração da loja-Um jardim secreto

2- bolsas artesanais e com materiais diversificados

3-melisseiras club 4

5-concurso cultural -"Se minha coleção de melissas falasse ela escolheria a melissa....... para fazer parte dela" foto de Angelica de O Santos
6-concurso cultural-peça uma melissa a seu namorado por uma foto que a UNIK te dá! Foto de Pamina , 2008



Fiquei muito feliz com esta oportunidade Cristin, você, que é uma das amigas que respeito e conheço POR ENQUANTO só por email , twitter e facebook!! rsrsrrsrs






4 comentários:

unikmelissa disse... {Responder}

Ola amiga! Espero que suas leitoras tenham gostado! bjux

Cristin disse... {Responder}

@unikmelissa
Com certeza gostaram!!!
Brigada amore ^.^
Bj bonita

Fabiana Andrade disse... {Responder}

Parabens, adorei a matéria e jpa sou fã da Monica!
www.melissartes.com

Cristin disse... {Responder}

@Fabiana Andrade
Brigada amoree!
Somos duas!!
Bj bonita

Postar um comentário

Leia as regras:
► Os comentários são lidos e moderados previamente.
► Publicamos aqueles que respeitam as regras abaixo:

• Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites;
• Para parcerias, entre em contato;
• Não inclua links desnecessários no seu comentário;
• Comentários ofensivos, difamatórios e preconceituosos serão ignorados;

Com relação aos posts:
• Nos comentários, sua dúvida pode estar respondida;
• Qualquer dúvida, entre em contato;

• Para templates personalizados, solicite orçamento.

OBS: Comentários não refletem a opinião das autoras do Blog.

^
Beautiful Girls ® | © 2011 | Layout por Kakau com Limão.