Os prós e os contras de uma Jornalista: Pelo olhar da @julianamarton

Meu nome é Juliana Marton e fui convidada pela Cristin para falar um pouquinho sobre essa área que desperta curiosidade por aí: o jornalismo. Fiquei muito lisonjeada e eis as respostas para as perguntas.

Lindinha....trabalhandooo com carinha feliz!
Rostinho de menina mas pensa e trabalha como gente grande! Rsrsrs
Eu Cristin sonhei em ser uma Jornalista na minha  adolescência (Que não faz tanto tempo assim! Rsrsrs)...Mas mudei de ideia com o passar do tempo, mas é uma profissão que chama muito à minha atenção...acho muito bacana.

Bonitas, olhem só o que é ser uma Jornalista. 
Amei a entrevista e amei as fotos...bora conferir?



Escolhi ser jornalista porque
Sou muito curiosa! Adoro descobrir coisas e ficar sabendo de tudo em primeira mão. Além disso, também gosto de escrever o que vejo. Relatar as coisas do dia-a-dia e contribuir um pouco para manter as pessoas informadas. Gosto de estar por dentro dos assuntos e de dar minha opiniões, também. Gosto de falar muito e bem... isso já é meio caminho andado nessa nossa profissão.

Estudei
4 anos na Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG. O curso é de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Mas, para se manter atualizado, não dá pra parar de estudar. Você sempre tem que ler mais e mais, e buscar novos conhecimentos. Procurar se reciclar, mesmo.

Trabalho na área
Desde o segundo ano da graduação, quando entrei na Rádio Universitária (www.radio.ufg.br), onde fui repórter durante 6 meses e, logo em seguida, assumi a monitoria e a edição-geral do diário Jornal da Seis, em conjunto com uma das colegas que veio a se tornar grande amiga, a Lorena Dana (www.pautaimaginaria.com // @danamalua). Coordenávamos uma equipe de repórteres, em geral, calouros da faculdade. Fiquei nessa função por um ano, saindo de lá direto para um estágio. Na empresa em questão, eu cuidava da "capa" dos sites do portal e, depois, passei a colaborar com o conteúdo também. Atualmente, sou a jornalista responsável e assessora de comunicação do Grupo JovemX (www.jovemx.com //
@jovemx), um website de conteúdo gospel. Nós desenvolvemos conteúdo específico para o público cristão, trabalhamos com cobertura de eventos, principalmente em Goiânia, e também prestamos serviços de assessoria de imprensa aos produtores em grandes eventos.

O que eu mais gosto é
De escrever e saber que o que sai da minha cabeça contribui com alguém de alguma forma. Seja conteúdo jornalístico, ou não (tanto é que no meu blog, o assunto jornalismo não é lá tão recorrente). Eu, realmente, adoro poder colaborar e acrescentar algo à vida das pessoas, mesmo que seja a mais simples informação. E acredito que, em grande parte, essa seja a essência do jornalista, até... encontrar satisfação profissional ao imaginar que as pessoas encontram utilidade nas suas linhas.

Eu não gosto
Da loucura atual. Acho que hoje, infelizmente, muitas pessoas perdem a oportunidade de contribuir e acabam prejudicando umas às outras. Também não gosto da falta de ética deboa parte das grandes empresas que, muitas vezes, usam sua hegemonia para ocultar seus erros e falhas corriqueiros, tanto com o cidadão, que tem direito à informação verdadeira e bem apurada, quanto com os pequenos veículos que tem conteúdo, literalmente, roubado e não ganham reconhecimento. Isso me deixa P da vida! (rs)

A concorrência na área é
Acirrada! Quem entra na área do Jornalismo tem que estar preparado para lidar com muitas dificuldades, principalmente se não tiver o famoso Q.I (quem indica! rs). Além do mais, no quadro brasileiro ainda há falta de empregos, sendo que a maioria concentra-se na região Sudeste, principalmente eixo Rio-São Paulo. Isso dificulta muito, mas não é um impeditivo. Aqui em Goiânia/GO, por exemplo, uma área que tem crescido muito é a Assessoria de Imprensa, que tem sido reconhecida pelas empresas e também pelas personalidades políticas (que, diga-se de passagem, aqui não falta! rs).

Meu conselho é
Aqueles que tem interesse na área, devem sempre buscar alargar seus conhecimentos. Isso porque, atualmente, o jornalista é um profissional muito versátil. Então, ele deve saber editar imagens, sons, textos (obviamente) e também acumular alguns saberes extras, principalmente, sobre atualidades. Claro que esse tipo de conhecimento é adquirido ao longo dos anos, mas se você é interessado e curioso, então fica mais fácil manter-se atualizado. Outro fator importante é estar por dentro das novas tecnologias, que são a grande sensação do momento. E, por último, ter consciência de que jornalismo não é somente Jornal Nacional, mas tudo o que está ali por trás, todo o contexto: onde nascem as notícias, quem são as fontes, qual é a situação, qual o período do fato... Tudo!


Bem, espero ter esclarecido algumas dúvidas e, caso alguém queira saber mais alguma coisa, pode entrar em contato comigo. Até logo!

Atenciosamente,

Juliana Marton

Muito bonita esta menina, não acharam? 
Juliana, muito obrigada pelo tempo que reservou pra que este post fosse realizado. Foi um prazer ter você aquí no BG!
Sucesso!!!

 


10 comentários:

john.watson60 disse... {Responder}

Hi,
Great post,I like it so much.Thanks
psd to xhtml

Lora disse... {Responder}

Muito interessante a visão dela, bom saber que ainda existem pessoas que escolhem a profissão por amor. Pelo que eu pouco conheço, não é nada fácil a colocação no mercado de trabalho desses profissionais...

Sorte sempre
Bjo Cris

Juliana Marton disse... {Responder}

pra mim foi um prazer! (:

Cristin disse... {Responder}

@john.watson60
^.^
Kisses!!!

Cristin disse... {Responder}

@Lora
Concordo plenamente!!
Bj bonita

Cristin disse... {Responder}

@Juliana Marton
Idem querida!!!
BJ bonita

Kakau4ever disse... {Responder}

Adorei! A entrevista está muito esclarecedora.
Tbm já sonhei em ser uma.
Bjoks

Cristin disse... {Responder}

@Kakau4ever
É uma profissão encantadora!
Bj bonita

Nanda disse... {Responder}

Linda, adorie a entrevista.. e foi bom para eu identificar como é o modelo de perguntas! Que tag mais interessante...
Acho a profissão de jornalista importantíssima... e gostei das respostas da Juliana!

Bjs, querida.

Cristin disse... {Responder}

@Nanda
O jornalismo é muito bacana mesmo! Vai ter mais jornalista passando por aquí...aguardem!
Bj bonita

Postar um comentário

Leia as regras:
► Os comentários são lidos e moderados previamente.
► Publicamos aqueles que respeitam as regras abaixo:

• Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites;
• Para parcerias, entre em contato;
• Não inclua links desnecessários no seu comentário;
• Comentários ofensivos, difamatórios e preconceituosos serão ignorados;

Com relação aos posts:
• Nos comentários, sua dúvida pode estar respondida;
• Qualquer dúvida, entre em contato;

• Para templates personalizados, solicite orçamento.

OBS: Comentários não refletem a opinião das autoras do Blog.

^
Beautiful Girls ® | © 2011 | Layout por Kakau com Limão.